O tal odivelas

o tal odivelas

Qual é o concelho de Odivelas?

Em termos de gastronomia nacional, o Concelho de Odivelas insere-se na Estremadura, com todas as características daí decorrentes.

Quem Morreu em Odivelas?

Nesta cidade parece também ter falecido, segundo a versão de Gomes Eanes de Zurara, a rainha D. Filipa de Lencastre, vitimada pela peste, em 1415 (segundo outros cronistas, o óbito ter-se-ia dado em Sacavém ). Odivelas fez parte do Termo de Lisboa até 1852. Foi depois integrada no concelho de Belém e, suprimido este em 1885, no dos Olivais.

Qual é a densidade demográfica de Odivelas?

Odivelas é uma freguesia portuguesa do município de Odivelas, com 5,02 km² de área e 59 559 habitantes (2011). A sua densidade demográfica é de 11 864,3 h/km². Nos anos de 1864 e 1878 fazia parte do concelho de Belém, extinto por lei de 18/07/1885. Nos anos de 1991 a 1930 tinha anexada parte das freguesias do Lumiar e Carnide.

Quais são os patrimónios construídos na freguesia de Odivelas?

Destaca-se de entre o património construído da freguesia o Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, mandado erguer por D. Dinis, e no qual repousam os restos mortais daquele monarca, assim como o Memorial de Odivelas, monumento nacional, que figura nas armas da cidade, e o monumento Padrão do Senhor Roubado.

Quantos habitantes tem a cidade de Odivelas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Odivelas (desambiguação). Odivelas é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa, região e sub-região da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 148 mil habitantes.

Quais são as freguesias de Odivelas?

O município de Odivelas abrangerá a área das freguesias de Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada, a destacar do município de Loures, do distrito de Lisboa).

Qual a origem do nome Odivelas?

O nome de Odivelas está envolto numa lenda segundo a qual, certo dia, quando D. Dinis se dirigia ao local para se encontrar com donzelas do seu agrado, surgiu-lhe ao caminho a esposa, D. Isabel de Aragão (mais tarde a Rainha Santa Isabel), que lhe terá dito: “Ide vê-las”; esta frase, com o decorrer dos tempos, ter-se-ia transformado em Odivelas.

Qual é a bandeira da freguesia de Odivelas?

A freguesia de Odivelas utiliza a seguinte bandeira e brasão de armas : Um escudo de azul, com uma representação de um memorial de ouro, lavrado a negro, de três arcos trilobados assentes num pedestal, encimados por uma arquitrave, sobre a qual assenta um arco em ogiva, aberto, encimado por uma cobertura de duas águas rematada por cruz floreteada.

Quantos habitantes tem a cidade de Odivelas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Odivelas (desambiguação). Odivelas é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa, região e sub-região da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 148 mil habitantes.

Quais são os principais exemplos de densidade demográfica?

Se considerarmos somente o município de São Paulo, a densidade demográfica sobe para incríveis 7.398,26 hab/km²! Outro exemplo clássico é a forte ocupação do litoral e relativa vazio demográfico no interior do brasil. Isto se explica pela colonização portuguesa, já que as áreas costeiras foram as primeiras a serem ocupadas.

Qual a densidade populacional do Brasil?

O país estende-se por cerca de 8.516.000 km 2. Calculando então a sua densidade demográfica, pode-se afirmar que há aproximadamente 24,57 habitantes a cada quilômetro quadrado no país. Essa baixa densidade populacional deve-se ao fato de o Brasil possuir dimensões continentais.

Quais são os estados de menor densidade demográfica?

Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km 2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km 2.

Postagens relacionadas: