Caminhos de fátima

caminhos de fátima

Como surgiram os caminhos de Fátima?

Os Caminhos de Fátima surgiram depois de 1917, ano das aparições de Fátima, e são rotas de peregrinação que são percorridas a pé ou de bicicleta, em direcção ao Santuário de Fátima, na Cova da Iria, em Fátima, na região Centro de Portugal. Estas rotas seguem preferencialmente estradas e caminhos rurais, evitando o trânsito e as estradas principais.

Como é o caminho de Lisboa para a cidade de Fátima?

O caminho entre Lisboa e a cidade de Fátima, parte do Parque das Nações e é conhecido pelo nome de Caminho do Tejo. Fazendo a caminhada por esse percurso, o peregrino terá que ter fôlego para percorrer 141 kms que passam por Santarém.

O que é o itinerário de Fátima?

Rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diversos locais e terminam no Santuário de Fátima.

Por que fazer a rota dos Caminhos de Fátima?

Por que fazer a rota? A rota dos Caminhos de Fátima são muito indicadas para pessoas que tem uma grande devoção e ligação com Nossa Senhora de Fátima, a história e a cultura que ali nasceu se fazem muito presentes até os dias atuais.

Qual é a origem dos Caminhos de Fátima?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os Caminhos de Fátima são os percursos percorridos pelos peregrinos com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Cova da Iria, em Fátima . O Santuário de Fátima na Cova da Iria é um dos maiores centros internacionais de peregrinação mariana da Igreja Católica.

Quais são os benefícios dos Caminhos de Fátima?

Todos os Caminhos de Fátima contribuem para uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais locais. Pelo caminho, visite igrejas e santuários, autênticos museus de arte, e admire os altares de talha dourada, a azulejaria e a arte-sacra, ícones reais da cultura de um povo.

Por que os caminhos de Fátima são importantes para os peregrinos?

Os Caminhos de Fátima, identificados e desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura desde 1996, têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para os peregrinos que a pé se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas de grande tráfego automóvel, em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação.

Quais são os principais caminhos que ligam os pontos do país a Fátima?

Alguns dos Caminhos mais percorridos, que ligam diversos pontos do país a Fátima: Caminho do Tejo, Caminho do Norte, Caminho da Nazaré, o Caminho Nascente e a Rota Carmelita O Caminho do Tejo sai de Lisboa, do Parque das Nações, sendo o seu trajecto partilhado com o Caminho de Santiago até Santarém (até aqui as marcações sinalizam ambos).

Como chegar a Fátima de ônibus?

O ônibus é uma ótima opção de meio de transporte que pode levar você até Fátima. É o meio mais utilizado pelos turistas que vão visitar o Santuário e uma forma bem tranquila de curtir a viagem. O percurso de Lisboa a Fátima é de 130 km e uma vez em Fátima, a estação de ônibus fica a 10 minutinhos andando do Santuário.

Quais são as principais atrações da cidade de Fátima?

O Santuário de Fátima é composto por duas basílicas, duas capelas e a cruz alta, tudo isso em um mesmo espaço. Há muitas vagas de estacionamento a volta do Santuário (para quem for de carro alugado) e essa área fica a 5 minutos a pé da rodoviária ( para quem for de ônibus ).

Qual a distância de Lisboa a Fátima?

A distância de Lisboa para Fátima é de 127 km, o que dá pouco mais de 1 hora de viagem. No trajeto, há um pedágio no valor de € 8,15 (R$ 35,45). Já de Porto até Fátima são 196 km, tranquilamente percorridos em quase 2 horas de estrada.

Como chegar ao Santuário de Fátima?

Em Fátima, por sua vez, a rodoviária fica bem próxima, a menos de 10 minutos de caminhada, do santuário. Logo, fácil de chegar a pé ou de táxi.

Postagens relacionadas: