Greve comboios cp lisboa

greve comboios cp lisboa

Qual o horário da greve dos comboios de Portugal?

A greve dos Comboios de Portugal acontece entre as 17h e as 21h, podendo fazer-se sentir entre as 15h e as 24h. O Metro de Lisboa realiza a greve entre as 5h e as 9h, retomando a circulação às 9h30.

Como será o período de greve em Lisboa?

O período de greve em Lisboa ocorrerá entre as 17h e as 21h de dia 27 de maio, sendo que a CP, em comunicado, alertou que o impacto deverá começar a sentir-se a partir das 15h, prolongando-se até às 24h. Esta paragem ocorre depois da greve de 24 hora a 16 de maio e da greve parcial dos comboios na zona urbana do Porto a 23 de maio.

Quais são as consequências da greve na CP?

A greve na CP, a paralisação nos barcos da Transtejo que ligam Lisboa à margem sul, o facto de o Metro não prolongar o horário para lá da uma da manhã e o fecho de algumas vias importantes, como a Avenida da Liberdade, vão afectar o trânsito e Lisboa em dia de festa.

Quando começa a greve de emprego?

A greve decorre entre as 00h00 e as 24h00, mas abrange também os trabalhadores que iniciaram o seu período de trabalho no domingo ou que iniciem o seu período de trabalho nas últimas horas de segunda-feira e terminem na terça-feira.

Quais os efeitos da greve?

Quais os efeitos da greve? A greve suspende o contrato de trabalho de trabalhador aderente, incluindo o direito à retribuição e os deveres de subordinação e assiduidade, embora a se mantenha o vínculo jurídico e, com este, a “antiguidade” e a “situação perante a segurança social” (art. 536.º).

Quais são as obrigações dos trabalhadores durante o período de greve?

A greve suspende o contrato de trabalho de trabalhador aderente, incluindo o direito à retribuição e os deveres de subordinação e assiduidade, embora a se mantenha o vínculo jurídico e, com este, a “antiguidade” e a “situação perante a segurança social” (art. 536.º). Quais as obrigações dos trabalhadores durante o período de greve?

Qual o conteúdo do aviso prévio de greve?

O aviso prévio deve ser apresentado com a antecedência mínima de 5 dias úteis, ou no caso de greve declarada em empresas ou estabelecimentos que se destinem à satisfação de necessidades sociais impreteríveis com 10 dias úteis de antecedência relativamente ao início da greve (art. 534.º/1). Qual o conteúdo do aviso prévio de greve?

Quais são os princípios do direito à greve?

O direito à greve deve ser exercido dentro dos limites da legalidade devendo pautar-se pelos princípios da boa-fé, da proporcionalidade e da adequação. O direito à greve deve ser exercido dentro dos limites da legalidade sob pena de se estar perante uma greve ilícita.

Quem pode fazer greve? Todos os trabalhadores (exceto os trabalhadores que não lhes é concedido o direito à greve como é o caso dos militares, forças de segurança, juízes e deputados) independentemente do seu vínculo laboral ou do setor de atividade, têm o direito incontestável de fazer greve.

Quem é obrigado a cumprir serviços mínimos durante uma greve?

Postagens relacionadas: