Barragem do lindoso aldeia submersa

barragem do lindoso aldeia submersa

Onde fica a aldeia do Lindoso?

A Aldeia do Lindoso é uma povoação no concelho da Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo situada em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Esta aldeia minhota é sobejamente conhecida pela sua riqueza patrimonial de grande valor onde figuram o castelo e o fabuloso conjunto de espigueiros, que muito valorizam este núcleo rural.

Por que as aldeias submersas estão a reaparecer o lar de alguém?

E, agora, a seca severa que Portugal e Espanha atravessam colocou a olho nú as ruínas destas casas que um dia foram o lar de alguém. Estas são as aldeias submersas que estão a reaparecer a olhos vistos devido à seca na Península Ibérica.

Qual a importância da barragem?

A barragem foi projetada em 1983 e concluída em 1992. A sua utilidade é a produção de energia elétrica, sendo o maior e mais potente produtor hidroelétrico em Portugal. É uma das mais altas construções de Portugal .

Quais são os melhores lugares para conhecer na aldeia de Lindoso?

No núcleo museológico do Castelo de Lindoso existem três exposições patentes: a coleção de armas do Museu Militar do Porto, a de arqueologia do território e uma outra com as réplicas dos monumentos. E para acompanhar todos estes pratos, não se esqueça do vinho verde da região.

Qual a origem do nome Lindoso?

Lindoso deriva do latim Limitosum, aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal, D. Dinis tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou, fato que o levou a várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo o reconstruído em 1278.

Qual foi o propósito do Castelo de Lindoso?

O Castelo de Lindoso foi mandado construir em 1258 por Dom Afonso III com o propósito de defender a fronteira, na mesma altura que também foram construídos os castelos de Melgaço e Montalegre, por exemplo. Este castelo foi uma fortificação militar que estava sob o domínio de um Alcaide e não era um castelo onde vivia o rei e a família.

Qual a importância das barragens para o país?

Esta tecnologia tem várias vantagens comparativamente a outros géneros de produção energética, como a elevada fiabilidade, o facto de a energia ser renovável, não poluir o ambiente, proporcionar o desenvolvimento local, apresentar um custo de produção baixo, etc.

Qual a importância das barragens para a infraestrutura moderna?

As barragens de controlo de cheias mitigam especificamente as cheias através da captação de água e depois desviam a água em segurança para outros locais. Barragens e cursos de água armazenam e fornecem água para irrigação para que os agricultores possam usar a água para cultivar.

Como funciona uma barragem de concreto?

Conforme dissemos, as barragens são construídas para conter e acumular grandes quantidades de água, bem como a deposição de outros materiais líquidos e sólidos. Desta forma, podemos dizer que, suas principais funções estão relacionadas com:

Como surgiram as primeiras barragens modernas?

Foi assim que apareceram as primeiras barragens modernas, como é o caso das barragens de concreto. Essas construções são estruturas físicas que conseguem represar determinado curso d’água. Podem ser utilizadas para o acúmulo hídrico, para a geração de energia (hidrelétrica) e para depositar rejeitos e resíduos.

Postagens relacionadas: