Feriado da espiga 2022

feriado da espiga 2022

Por que é chamado o dia da espiga?

O dia da espiga era também o dia da hora e considerado o dia mais santo do ano, um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam.

Qual o significado da espiga?

Dia 13 de Maio assinala-se o Dia da Espiga, também conhecido como Quinta-Feira da Ascensão. Neste dia celebra-se a consagração da Primavera e de acordo com a tradição católica, a subida de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a ressurreição (Páscoa).

Quais são os feriados prolongados?

Adiantamos que serão três feriados prolongados, com aquela emenda entre o feriado e o fim de semana: Sexta-Feira Santa (15 de abril), Tiradentes (21 de abril) e Proclamação da República (15 de novembro).

Por que o dia da espiga foi comemorado 40 dias depois da Páscoa?

Com o início do Cristianismo, o Dia da Espiga passou a ser comemorado 40 dias depois da Páscoa, coincidindo assim, de propósito, com um feriado em Portugal, que celebrava a ascensão de Cristo aos céus, conhecido como Quinta-feira de Ascensão.

Como se faz o ramo de espiga?

Como se faz o ramo? A espiga é o principal item do ramo, ela pode ser de trigo, de centeio, de aveia, de qualquer cereal. Devem estar em número ímpar e representam o pão, como o item básico do sustento da família, assim como a fecundidade.

Como era a tradição da espiga?

Segundo a tradição, as pessoas iam para o campo para apanhar a espiga. Depois, faziam um ramo que incluía, além desta, flores silvestres como papoilas ou malmequeres e um ramo de oliveira.

Quais os feriados prolongados em 2020?

O ano de 2020 reserva mais feriados durante a semana, principalmente de terça-feira. Como 2020 é bissexto, ou seja com 366 dias, serão 9 feriados prolongados durante o ano. O primeiro feriado será o Carnaval, que acontece no dia 25 de fevereiro.

Qual o melhor destino para feriado prolongado?

São Paulo é um ótimo destino para o feriado prolongado. A cidade é repleta de excelentes atrações e muitas delas são gratuitas, o que torna a viagem de feriado mais em conta.

Quais são os feriados previstos para o Ano Novo?

Sem contar as datas estaduais e municipais e o Carnaval e Corpus Christi, que são facultativos, serão nove os feriados em todo o país. Confira quais são os feriados previstos para o ano novo e programe-se.

Quais os melhores roteiros para a sua viagem no feriado prolongado?

Vamos aos roteiros para a sua viagem no feriado prolongado! São Paulo é um ótimo destino para o feriado prolongado. A cidade é repleta de excelentes atrações e muitas delas são gratuitas, o que torna a viagem de feriado mais em conta. Não faltará o que fazer em São Paulo enquanto você estiver de folga por lá!

Postagens relacionadas: