São cosme gondomar

são cosme gondomar

O que é a freguesia de São Cosme?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. São Cosme foi a freguesia-sede do concelho de Gondomar, com 11,77 km² de área e 27 047 habitantes (2011). Densidade: 2 298 hab/km². É dominada pelo Monte Crasto. A principal actividade económica desta freguesia é a ourivesaria.

Qual é o nome da freguesia de Gondomar?

A freguesia de São Cosme de Gondomar que dava nome ao município de Gondomar, foi elevada à categoria de vila com o título de Vila de Gondomar.

Qual a densidade populacional de Gondomar?

Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim (oficialmente: União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim) é a freguesia -sede do município de Gondomar com 25,44 km² de área e 53 552 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 2 084 hab./km2.

Quando foi suprimido o concelho de São Cosmado?

O Concelho de São Cosmado foi suprimido em 24 de outubro de 1855, passando a pertencer, como freguesia, ao de Armamar. O desenho urbano da vila revela muitos traços dessa época.

Como é a história de São Cosmado?

A história de São Cosmado tem tanto de antiguidade como de riqueza. Nesta zona são abundantes as lendas, os contos e as histórias. Existem vestígios de uma fortaleza castreja a nascente da atual povoação no monte do castelo.

Postagens relacionadas: