Orcas atacam barcos

orcas atacam barcos

Por que as orcas são atraídas por barcos?

Nos últimos meses vários foram os relatos de ataques de orcas a barcos em Portugal e Espanha. Especialistas acreditam que os animais são atraídos por embarcações como uma espécie de brincadeira.

Por que os ataques de orcas são tão incomuns?

Estes ataques, aparentemente coordenados, são muito incomuns e preocupantes, segundo os peritos em vida marinha. Embora seja cedo para entender os motivos, os cientistas acreditam que isto pode indicar stresse na população de orcas, que se sente ameaçada.

Quais foram as principais ameaças para as orcas?

Tal como outros animais de níveis tróficos mais elevados da cadeia alimentar, a orca é particularmente susceptível ao envenenamento pela acumulação de bifenil policlorado (ou PCBs) no corpo.

Qual o tamanho das orcas?

As orcas, mamíferos da família dos golfinhos, atingem, quando adultas, tamanhos entre os cinco e os oito metros de comprimento e são animais sociais com estruturas familiares muito coesas.

Por que as orcas se comportam tão agressivas perto de barcos?

Esta população específica de orcas está listada como criticamente ameaçada e protegida por lei. Mas a crise de conservação não explica por que alguns desses animais de repente começaram a se comportar de forma tão bizarra e aparentemente agressiva perto de barcos.

Por que as orcas batem em pássaros marinhos?

Existem registros de orcas batendo em pássaros marinhos com suas nadadeiras e repetidamente os pegando e soltando em suas bocas. Como predadores do topo da cadeia alimentar, agressão, domínio e demonstrações de força são provavelmente os elementos-chave de qualquer jogo de formação.

Por que as orcas migravam para o mar Mediterrâneo?

Não é incomum ver orcas nessas águas do Atlântico. Durante milênios, elas perseguiram sua presa favorita, o atum-rabilho, enquanto migravam ao longo das centenas de quilômetros da costa portuguesa e espanhola, e através do estreito estreito de Gibraltar, para se reproduzir nas águas mais quentes do mar Mediterrâneo.

Por que a orca é tão famosa?

Inteligente e sociável, ela é, na verdade, uma parente grande do golfinho. Os ataques a humanos são raríssimos, e a maioria acontece em cativeiro. O caso mais famoso é o de Tilikum, que matou sua treinadora do parque Sea World, nos EUA, em 2010, e inspirou o documentário Blackfish. Na natureza, só há um caso de mordida de orca registrado.

Quais são as principais características das orcas?

As fêmeas possuem barbatanas dorsais mais triangulares e pontiagudas do que as residentes. A área cinzenta ou branca à volta da barbatana dorsal, conhecida como sela, muitas vezes contém alguma coloração preta nas residentes. Em populações temporárias são uniformemente cinzentas.

Por que as orcas são obrigadas a enfrentar outras ameaças ambientais?

As orcas são obrigadas a enfrentar outras ameaças ambientais, como a indústria turística que, através da organização extensiva de actividades de observação de baleias, parece ter efeito em algumas mudanças comportamentais destes animais.

Qual a idade de uma orca?

Mais ou menos aos 10 anos de idade, as orcas chegam à maturidade: então, os machos estão com 6 metros de comprimento, e as fêmeas, com 5 metros. Os filhotes nascem após um período de gestação de dezesseis meses (que raramente gera gêmeos), e são amamentados durante um a dois anos.

Onde se encontram as orcas temporárias?

É possível observar as orcas temporárias no sul do Alasca, na Califórnia e ao longo da costa. Na Califórnia elas costumam se juntar para caçar baleias cinzentas, de preferência os seus filhotes e os elefantes marinhos do norte. Só em 1988 é que foi descoberta essa tipologia de orca.

Postagens relacionadas: