Simulador reforma antecipada 2021

simulador reforma antecipada 2021

Qual a idade mínima para pedir a reforma antecipada em 2021?

Sem acesso aos regimes especiais, são exigidos 60 anos de idade e 40 anos de descontos para poder pedir a reforma antecipada em 2021. No entanto, há excepções às regras nos pedidos de aposentação antecipada.

Como calcular a pensão para reforma antecipada em 2021?

Como calcular a pensão? A base de cálculo para a reforma antecipada em 2021 será sempre os 66 anos e 6 meses de idade, já que essa é a idade legal para a reforma. Quem se aposentar antes desse momento terá de reduzir ao valor da sua reforma os 15,5% do fator de sustentabilidade e os 0,5% por cada mês de antecipação.

Quando a reforma antecipada é possível?

No caso dos funcionários públicos, a reforma antecipada é possível quando o beneficiário estiver numa das seguintes situações: Pelo menos, 40 anos de serviço efetivo aos atingir os 60 anos de idade;

Como funciona o regime de reforma antecipada?

Antes de explicar as mudanças ocorridas, é preciso primeiro entender como funciona o regime de reforma antecipada. A reforma antecipada consiste, basicamente, num pedido para se reformar antes de atingir a idade legal para o fazer. Esta que em 2021 está fixada nos 66 anos e 6 mese s.

Qual a idade para pedir reforma antecipada?

O regime por desemprego de longa duração permite-lhe pedir a reforma antecipada aos 57 anos de idade ou aos 62 anos de idade.

Qual a idade mínima para pedir reforma?

Para 2021 a idade mínima de reforma vai subir para os 66 anos e 6 meses, como legislado no Artigo nº1 da Portaria 30/2020; Para pedir a reforma sem “cortes” deve ter cumprido 40 anos de trabalho.

Qual a idade mínima para reformar-se em 2022?

Imagine que decide reformar-se em 2022, com 63 anos de idade e 40 anos de descontos para a Segurança Social. Trata-se de uma antecedência de três anos e sete meses, em relação à idade normal de acesso à pensão de velhice em vigor nesse ano (66 anos e sete meses), o que perfaz 43 meses.

Quais são os novos regimes de reforma antecipada?

Os novos regimes de reforma antecipada/ pré-reforma, cuja implementação teve início em 2019, tiveram como objetivo aligeirar as penalizações impostas aos pensionistas. Esta legislação visou valorizar as carreiras contributivas, permitindo que cada trabalhador possa, em função da sua própria carreira profissional, adequar a sua idade de reforma.

Quem pode pedir reforma antecipada?

Pode pedir a reforma antecipada ao abrigo deste regime quem: Tem 60 anos de idade ou mais e tiver pelo menos 48 anos de registo de remunerações. Tem 60 anos de idade ou mais e tiver pelo menos 46 anos de registo de remunerações, desde que tenha começado a descontar antes dos 17 anos.

Quais são as penalizações da reforma antecipada?

Não cumprindo nenhum destes requisitos, também se pode pedir a reforma antecipada, mas aí ocorre uma dupla penalização: um corte de 0,5 por cento por cada mês de antecipação e um corte de 15,5 por cento no valor da pensão (fator de sustentabilidade). Quais as penalizações da reforma antecipada?

Qual a idade ideal para reforma antecipada?

Será penalizado com o fator de sustentabilidade e o fator de redução. Se pedir a reforma antecipada por desemprego de longa duração aos 57 anos, tiver 22 anos de descontos e estiver desempregado desde os 52 anos, sofrerá um fator de redução de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 62 anos. Mas não é só.

Como funciona a pensão de reforma antecipada?

Neste caso a pensão de reforma antecipada não tem qualquer penalização (conforme mencionado no nº 1 do artigo 21º-A do Decreto-Lei n.º 119/2018), ou seja não se aplica: O Sr. Jorge aos 62 anos tem 48 anos de descontos. Como tem uma longa carreira contributiva a pensão não terá qualquer penalização.

Postagens relacionadas: