São cosme gondomar

são cosme gondomar

Quantos habitantes tem a cidade de Gondomar?

A cidade de Gondomar tem 50 mil habitantes. E contando todas as suas freguesias, passa de 170 mil. União das freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim. Espinho em Portugal: saiba como é viver nesta cidade praiana nos arredores do Porto.

Qual é o nome da freguesia de Gondomar?

A freguesia de São Cosme de Gondomar que dava nome ao município de Gondomar, foi elevada à categoria de vila com o título de Vila de Gondomar.

Qual foi o primeiro foral de Gondomar?

Apesar de não haver vestígios dos cavaleiros visigóticos, Gondomar recebeu o primeiro foral em 1193, de D. Sancho I que, mais tarde, foi confirmado pelo rei D. Afonso II através das Inquirições. O Monarca fez honra de Gondomar a D. Soeiro Reymondo, que aqui tinha um solar.

O que é a freguesia de São Cosme?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. São Cosme foi a freguesia-sede do concelho de Gondomar, com 11,77 km² de área e 27 047 habitantes (2011). Densidade: 2 298 hab/km². É dominada pelo Monte Crasto. A principal actividade económica desta freguesia é a ourivesaria.

Quais as principais características do município de Gondomar?

Coordenadas: 41° 09 N 8° 32 O Gondomar é uma cidade portuguesa e município com 131,86 km² de área e 174 158 habitantes (2011), dividido em 7 freguesias, sendo um dos municípios mais populosos da Área Metropolitana do Porto. Pertence ao distrito de Porto, à Área Metropolitana do Porto (NUTS III) e à Região do Norte (NUTS II).

Qual é a distribuição territorial de Gondomar?

Gondomar não é um território globalmente muito condicionado em termos de RAN e REN ou de outras servidões ou restrições. A sua distribuição territorial é a constante na figura seguinte. Figura 82: Freguesias e área condicionada Fonte: PDMG É de salientar que as freguesias rurais do concelho são as que apresentam o território mais condicionado.

Qual é o maior crescimento em Gondomar?

Em Gondomar regista-se, contudo, o maior crescimento, em termos percentuais, durante este período em análise, nomeadamente 5%, deste crescimento corresponde a um aumento de 40.4€, entre 2011 e 2016. Contudo, tais resultados de crescimento são associados a um contexto económico de interesse regional e nacional, em que o efeito metrópole polariza.

Quais são os principais elementos patrimoniais da cidade de Gondomar?

Aqui podem-se localizar os seguintes elementos patrimoniais: a Villa Isabel e o Edifício Oitocentista (ambos em U.F. de Gondomar, Valbom e Jovim) e, ainda, a Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa (U.F. de Foz do Sousa e Covelo).

Qual é a região de Gondomar?

Com a Reorganização Administrativa de 2013, a cidade de Gondomar pertence à União das freguesias de São Cosme, Valbom e Jovim que conta com aproximadamente 54 mil habitantes no seu perímetro urbano.

Como são recebidos os foros de Gondomar?

Os Foros devem ser recebidos em celeiro dentro da terra de Gondomar sem que as pessoas sujeitas a eles sejam obrigados a lev-los sua custa, tais como: po, vinho, carnes, de Santa Maria de Setembro at ao dia de Natal.

Quais são as ressonâncias históricas de Gondomar?

Gondomar é um nome e uma terra com ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Crasto” comprovam a permanência dos Romanos nestas terras.

Postagens relacionadas: