Ricardo reis slideshare

ricardo reis slideshare

Qual é a biografia de Ricardo Reis?

Ricardo Reis é um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa. O poeta português foi vários poetas ao mesmo tempo, além de Ricardo Reis, foi também Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.

Qual é a filosofia de Ricardo Reis?

5. EPICURISMO - Busca da felicidade - Moderação dos prazeres - Fuga à dor (aponia) - Ataraxia (tranquilidade capaz de evitar a perturbação) ESTOICISMO (conformismo) - Aceitação das leis do destino (apatia) - Indiferença face às paixões e à dor - Abdicação de lutar - Auto disciplina Motivos poéticos de Ricardo Reis 6.

Quais são os princípios Morales de Ricardo Reis?

Segundo o livro de José Saramago O ano da morte de Ricardo Reis, a sua morte foi no ano de 1936. Ideal ético: apatia, que se define como ausência de paixão e permite a liberdade; Indiferença face às paixões e à dor, fatores perturbadores da razão;

Quem foi o criador de Ricardo Reis?

Segundo Pessoa, o heterônimo Ricardo Reis foi criado no ano de 1912, como autor de poemas pagãos, ou em 1914, as declarações de Pessoa são divergentes. Seu nascimento, segundo Fernando Pessoa, foi em 19 de setembro de 1887.

Qual é o ano da morte de Ricardo Reis?

Criado em 1913, Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, deu voz aos poemas de índole pagã inspirados na cultura greco-latina. Ricardo Reis nasceu em 19 de setembro de 1887. A indefinição do ano de sua morte é mote para o livro O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago

Qual era a formação de Ricardo Reis?

Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

Quais são as principais ideias de Ricardo Reis?

Não consentem os deuses mais que a vida. Não consentem os deuses mais que a vida. Perenes sem ter flores. E reflectindo um pouco. (Fonte: Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa. (Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (imp.1994). p. 37.)

Qual a filosofia de vida de Ricardo Reis?

Ricardo Reis é o poeta clássico, da serenidade epicurista, que aceita, com calma lucidez, a relatividade e a fugacidade de todas as coisas.

Quais são as características da poesia de Ricardo Reis?

A filosofia de Ricardo Reis é a de um epicurismo triste, pois defende o prazer do momento, o “carpe diem”, como caminho da felicidade, mas sem ceder aos impulsos dos instintos. Apesar deste prazer que procura e da felicidade que deseja alcançar, considera que nunca se consegue a verdadeira calma e tranquilidade – ataraxia.

Qual é a data da morte de Ricardo Reis?

Em sua biografia não consta a data da morte de Ricardo Reis, mas o escritor José Saramago em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situou-a em 1936. Fragmento do poema de Ricardo Reis extraído do Livro Primeiro (Athena, n.º 1, 1924):

Postagens relacionadas: