Circunferência

circunferência

O que é uma circunferência?

Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que faz parte dos estudos de geometria analítica. Note que todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu raio (r). Lembre-se que o raio da circunferência é um segmento que liga o centro da figura a qualquer ponto localizado em sua extremidade.

O que é circunferência de raio?

O conjunto de pontos — representado por P (x, y) — que estão à mesma distância r desse ponto fixo formará uma circunferência de raio r. Note que os pontos da forma P (x, y) estão todos à mesma distância do ponto O (a, b), isto é, a distância entre os pontos O e P é igual ao raio da circunferência, assim:

Qual é o ponto no meio da circunferência?

O ponto no meio da circunferência é o centro. Note que a distância entre todos os pontos em azul até o centro é a mesma. Em toda circunferência, temos raio, diâmetro e corda. Vejamos agora cada um desses elementos: O raio (r) da circunferência é o segmento de reta que une o centro (C) da circunferência à sua extremidade (em azul).

Qual é o diâmetro da circunferência?

Observe a circunferência: O ponto C é chamado de centro da circunferência, e observe que os pontos A e B pertencem a ela. O segmento que une os extremos da circunferência passando pelo centro é chamado de diâmetro. Na circunferência anterior, temos então que o diâmetro é o segmento AB.

Qual a diferença entre circunferência e círculo?

A circunferência é uma região no plano formada por pontos todos equidistantes de um ponto fixo chamado de origem. O círculo é constituído por toda região no interior da circunferência.

O que é uma circunferência geométrica?

Circunferência é uma figura geométrica com formato circular que faz parte dos estudos da geometria. Note que todos os pontos de uma circunferência são equidistantes de seu centro.

Como fazer uma circunferência?

Calcule o comprimento da circunferência que possui raio igual a 4 cm (use π = 3,1): Calcule o comprimento da circunferência a seguir sabendo que o seu diâmetro é dado em cm. Sendo d = 12 cm, então o raio é a metade do diâmetro, r = 6.

Quais os elementos da circunferência?

A circunferência possui elementos importantes, sendo eles o raio r, o centro C, o diâmetro d e as cordas. O compasso é um instrumento utilizado para desenhar circunferências. Para construir-se uma circunferência, seu centro, como o nome sugere, é o ponto que está no meio e a uma mesma distância da figura.

Portanto, a coordenada do centro é O (0, 0) e o raio é igual 1. Acesse também: Como encontrar o centro de uma circunferência? Para determinar a equação geral da circunferência, devemos desenvolver a equação reduzida dela. Assim, considere uma circunferência que possui centro nas coordenadas O (a, b) e raio r.

O que é uma circunferência?

Qual a diferença entre ponto e circunferência?

O ponto comparado à circunferência pode assumir três posições diferentes, pode ser: externo à circunferência, interno à circunferência ou pertencer à circunferência. Portanto, circunferência é o contorno de um círculo.

O que é uma circunferência?

b) Uma circunferência é um conjunto de pontos formados por raios. c) Uma circunferência é um conjunto de pontos, cuja distância até um ponto fixo C é constante. d) A definição mais correta para circunferência é: uma superfície redonda que não possui início nem fim. a) O raio de uma circunferência é igual a duas vezes seu diâmetro.

Como saber se o ponto é exterior à circunferência?

Como a distância entre P e O é maior que a medida do raio, podemos afirmar que o ponto P (2,– 5) é exterior à circunferência. Exemplo 3. Dada uma circunferência de equação x 2 + y 2 = 144 e um ponto P (0, – 7).

Como saber se o ponto da circunferência é igual a medida do raio?

Solução: Para verificar se P é um ponto da circunferência devemos calcular a distância de O até P e verificar se é igual à medida do raio. Da equação reduzida da circunferência, obtemos:

Postagens relacionadas: