Vespa asiatica ninho

vespa asiatica ninho

Por que a vespa-asiática é perigosa para os seres humanos?

Todas as vespas são carnívoras predadoras e por isso alimentam-se de outros insetos. A vespa-asiática é problemática porque alimenta-se das abelhas que produzem mel e causa danos económicos. A vespa-asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que qualquer vespa europeia.

Qual é a origem da vespa asiática?

No Oriente, as abelhas asiáticas aprenderam a defender-se das velutinas. Quando uma vespa prospetora entra na colmeia, a colónia começa por fechar-lhe a saída. Depois as abelhas rodeiam o predador e formam uma bolha ao seu redor, começando a bater as asas para criar calor. As abelhas suportam temperaturas de 42 graus, as vespas apenas de 40.

Por que a vespa asiática é uma ameaça para a saúde pública?

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O ano passado, as mortes de quatro pessoas em Portugal foram associadas a picadelas deste inseto .

Como saber se a Vespa é suspeita?

Qualquer vespa ou ninho suspeito deve ser registado em STOP Vespa. Esta é a plataforma nacional do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal” que reúne toda a informação do país. Deve registar a fotografia e o local exato do avistamento, colocando morada completa e dados de contacto.

Quais as características da vespa asiática?

A Vespa Velutina mais conhecida por Vespa Asiática é uma espécie de vespa nativa do sudeste asiático. É uma espécie invasora que se alimenta de abelhas e outros insetos, sendo uma ameaça ambiental. Esta espécie encontra-se mais em regiões tropicais e subtropicais, do Norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia.

Como se preparar para as vespas asiáticas?

A vespa-asiática causa menos de 20 mortes por ano na Europa e apenas 40 na Ásia, seu local de origem. A melhor maneira de se preparar é estar ciente de que as vespas estão se defendendo de seus agressores. Portanto, não tente provocá-las, manipulá-las ou capturá-las por conta própria.

Quais são as consequências da picada da vespa-asiática?

A picada da vespa-asiática causa dor intensa e inchaço local, mas geralmente não leva a problemas mais graves. No pior dos casos, pode causar uma reação muito perigosa para o paciente. Originária da Ásia, a vespa-asiática ( Vespa velutina) tem obtido sucesso em sua multiplicação e expansão.

Qual a diferença entre Vespa e abelha?

Uma vespa comum tem 2,5 centímetros, e uma abelha 1,5 centímetros. É chamada vespa de patas amarelas, sendo esta a sua característica mais visível, além de uma mancha amarela no corpo.

Qual a importância da vespa asiática para o bem-estar e a Segurança das pessoas?

A vespa-asiática pode afectar o bem-estar e a segurança das pessoas. “Embora não sendo individualmente mais agressiva para o ser humano do que a vespa-europeia, reage de forma bastante agressiva às ameaças do ninho”, lê-se no plano.

Qual a diferença entre vespa asiática e vespa europeia?

A vespa asiática fez soar o alarme na Europa e, desde então, a ameaça à abelha europeia. Conheça este insecto. Em todo o continente, o seu “ataque” à vulgar abelha europeia tem dado muito que fazer aos apicultores – e em Portugal a situação não é diferente.

Qual é o ciclo biológico da vespa asiática?

A vespa-asiática é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão, quando atacam em massa as colmeias. Durante o inverno, as rainhas hibernam fora do ninho, em árvores, em rochas ou no solo.

Quanto tempo dura um ninho de vespa asiática?

Ninho de vespa asiática Com a saída das obreiras, o crescimento do ninho e da colónia é exponencial. A duração média de vida das obreiras é variável em função das temperaturas, mas poderá ser entre 30 e 55 dias, semelhante ao da vespa-europeia.

Se encontrarmos uma vespa grande, como podemos ver se é asiática? E o que é mais aconselhável fazer? A vespa-asiática ( Vespa velutina) é uma espécie que se identifica bastante bem por ter as patas amarelas e o corpo bastante escuro com um segmento laranja no abdómen.

Como lidar com vespas?

Postagens relacionadas: