Motivo certo
Índice
- Por que tanta luta por um motivo tão simples?
- Por que e porquê?
- Como substituir o porquê?
- Qual é o sinônimo de porquê?
- Por que isto é tão caro? Queria saber por que você não me telefonou ontem. Quando usado no meio das frases, por que tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por por qual e pelo qual. O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.) A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei.
- Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. O porquê = Usado como um substantivo. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
Por que tanta luta por um motivo tão simples?
O correto é: Em breve compreenderás por que tanta luta por um motivo tão simples. Isso porque estamos diante de uma frase interrogativa indireta. Nas alternativas b, c e e o porque é usado como resposta. Na alternativa d o porquê é usado com o mesmo sentido de motivo.
Por que e porquê?
Quando usar Por quê? Por quê, escrito separado e com acento circunflexo, é usado em perguntas no fim das frases interrogativas diretas ou de maneira isolada. Antes de um ponto mantém o sentido interrogativo ou exclamativo.
Como substituir o porquê?
Como substituir “porquê”? Podemos substituir o “porquê” pelas palavras “razão” e “motivo”: O governador precisa explicar a razão de suas ações. Eu procuro um motivo para a minha existência. São muitos os motivos relacionados à minha atitude, considerada, por algumas pessoas, desrespeitosa.
Qual é o sinônimo de porquê?
Porquê (junto e com acento) é um substantivo masculino. Quase sempre vem acompanhado do artigo definido o: o porquê. É sinônimo de: motivo, razão, causa. Gostaria de saber o porquê de sua mudança de opinião.
Por que isto é tão caro? Queria saber por que você não me telefonou ontem. Quando usado no meio das frases, por que tem a função de pronome relativo. Pode ser substituído por por qual e pelo qual. O local por que passei é muito bonito. (O local por qual passei é muito bonito.) A razão por que sobra sempre para mim, eu não sei.
Como substituir o “por que”?
É possível substituir o “por que”, de acordo com o sentido desejado, pelas expressões: O motivo pelo qual lutei tanto foi fazer do mundo um lugar melhor para todos. Os caminhos pelos quais andei eram repletos de rosas e espinhos. Não admito que a dor pela qual passei seja banalizada!
Como substituir cada um dos “porquês”?
Para facilitar ainda mais o seu entendimento, veja como você pode substituir cada um dos “porquês”: “Porque” pode ser substituído por: pois, uma vez que, já que, visto que e como. “Por que”, na função interrogativa, ou seja quando introduz uma pergunta pode ser substituído por: Que motivo, que razão, qual razão;
Qual a diferença entre porque e por que?
Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. O porquê = Usado como um substantivo. Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
Quais são os tipos de porquê?
Separado e sem acento, como já explicamos, o porquê tem três tipos de usos diferentes: dar início a uma interrogação, substituir o termo “por que motivo/por que razão” e agir como sinônimo de “pelo qual”. Temos então: Por que você está agindo assim comigo?