Catalogo nacional de qualificações

catalogo nacional de qualificações

Qual é o número do catálogo nacional de qualificações?

Catálogo Nacional de Qualificações_UFCD 5438 Daniela Gomes Catálogo Nacional de Qualificações_UFCD 0349 Daniela Gomes Catálogo Nacional de Qualificações_UFCD 2346

Quais são as qualificações que integram o catálogo?

As qualificações que integram o Catálogo estão organizadas em áreas de educação e formação, apresentando para cada qualificação: Um Referencial para o reconhecimento, validação e certificação de competências (escolar e profissional).

Quais são os níveis de qualificação?

O Quadro Nacional de Qualificações entrou em vigor em Portugal a 1 de outubro de 2010 e tinha como referência os princípios vigentes no Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Além disso, encontra-se dividido em 8 níveis de qualificação que iremos analisar mais à frente. A criação deste quadro teve por base um conjunto de várias premissas:

Qual a importância do quadro nacional de qualificações?

O Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) é, nada mais nada menos, que um instrumento de referência que serve para classificar todas as qualificações produzidas no sistema educativo e formativo em Portugal. Neste artigo, ajudamos-lhe a compreender os objetivos e a importância deste Quadro na aprendizagem dos indivíduos.

Como funciona o catálogo nacional de qualificações?

O Catálogo Nacional de Qualificações é criado e desenvolvido em sintonia com o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) para a aprendizagem ao longo da vida e o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Além disso, este Catálogo está em permanente atualização e é gerido pela Agência Nacional para a Qualificação, IP.

Quais são as qualificações que integram o catálogo?

As qualificações que integram o Catálogo estão organizadas em áreas de educação e formação, apresentando para cada qualificação: Um Referencial para o reconhecimento, validação e certificação de competências (escolar e profissional).

Quais são as qualificações do CNQ?

O CNQ integra 274 qualificações para 39 áreas de educação e formação: 125 conferem o nível 4 de qualificação do QNQ (inclui 12º ano) O CNQ apresenta para cada qualificação o Perfil Profissional, o Referencial de Formação e o Referencial de RVCC associados.

Quais são os níveis de qualificação?

Define oito níveis de qualificação, tendo adotado os domínios “conhecimentos, aptidões e atitudes” e os descritores dos resultados de aprendizagem do Quadro Europeu de Qualificações ( QEQ ), de modo permitir a comparação dos níveis de qualificação e formação nos diferentes Estados-Membros.

Quais são os níveis de qualificação profissional?

De acordo com o Quadro Nacional de Qualificações, existem 8 níveis de qualificação profissional. Estes podem ser divididos em 2 grandes grupos: ensino não superior e ensino superior:

Quais são os níveis de qualificação do QNQ?

O QNQ estrutura-se em 8 níveis de qualificação, cada um definido por um conjunto de indicadores que especificam os resultados de aprendizagem correspondentes às qualificações nesse nível, em termos de Conhecimentos, Aptidões e Atitudes. Aceda aqui ao Guia Interpretativo do Quadro Nacional de Qualificações.

Qual a importância da descrição das qualificações de acordo com os resultados?

A descrição das qualificações de acordo com os resultados permite que os indivíduos e os empregadores tenham uma perceção mais clara quanto ao valor das suas qualificações, contribuindo assim para o melhor funcionamento do mercado de trabalho.

Como é feita a comprovação de uma qualificação prevista no CNQ?

A comprovação de obtenção de uma qualificação prevista no CNQ é feita através de um diploma de qualificação, onde consta o nível de qualificação correspondente e, quando aplicável, a atividade profissional para a qual foi obtida qualificação. Os diplomas e certificados são emitidos pelas entidades formadoras que integram a rede do SNQ.

Postagens relacionadas: