Russia ameaça finlandia e suecia

russia ameaça finlandia e suecia

Qual a relação entre a Finlândia e a Suécia?

Após representantes da Finlândia e da Suécia se reunirem com membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Rússia disse que a adesão desses países à aliança militar dos EUA poderia provocar graves retaliações militares e políticas.

Por que Moscovo não vai aceitar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO?

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia avisa que Moscovo não vai aceitar a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO. A entrada dos dois países escandinavos para a Aliança Atlântica terá “sérias consequências políticas e militares que exigiriam que a Rússia que tomasse medidas recíprocas”, afirma Maria Zakharova.

Quais as consequências da adesão da Finlândia ou da Suécia à OTAN?

De acordo com a porta-voz, a adesão da Finlândia ou da Suécia à Otan provocaria uma resposta séria de Moscou. Consideramos o compromisso do governo finlandês com uma política militar de não alinhamento como um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa, afirmou.

Qual a relação da Finlândia com a NATO?

A Finlândia coopera com a NATO em algumas matérias, mas não faz parte da organização. A primeira-ministra Sanna Marin já disse que, durante o seu mandato, será muito improvável que o país apresenta uma candidatura.

Qual é a fronteira entre a Finlândia e a Suécia?

A fronteira entre Finlândia e Suécia é uma linha com cerca de 614 km de extensão, separando a Finlândia e a Suécia. É composta por três trechos: um principal no norte da Escandinávia e dois a dividir as ilhas Kataja e Märket . De norte para sul, a fronteira começa na Lapónia, na tríplice fronteira de Treriksröset.

Por que a Finlândia e a Suécia estão prestes a aderir à NATO?

A Finlândia e a Suécia estão prestes a decidir se pedem adesão à NATO depois de mais de 70 anos a defender a neutralidade. Dois meses após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, os dois países nórdicos estão a repensar a sua política de defesa e o equilíbrio das relações na Europa pode mudar.

Por que a Finlândia e a Suécia ameaçam a aliança de segurança da NATO?

Uma vez que a Finlândia e a Suécia têm uma cláusula de segurança mútua dentro da União Europeia, se por acaso algum destes países for atacado por forças russas esta guerra passa a ser europeia. Não sendo uma aliança militar, há uma cláusula de defesa mútua e aqui corremos o risco de nós, ocidentais, NATO, estarmos em guerra com a Rússia.

Postagens relacionadas: