Tondela arouca

tondela arouca

Qual o significado de Tondela?

Tondela é uma cidade portuguesa, sede de município do distrito de Viseu, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Viseu Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes. É a quarta maior cidade do distrito de Viseu, atrás de Viseu, Lamego e Mangualde.

Quais são as características do território de Arouca?

O território de Arouca não possui qualquer elemento ou característica relevantes da região Centro de Portugal.

Quais são as raças autóctones do território de Arouca?

No território de Arouca, existem várias raças autóctones de maçãs, peras, pêssegos, cerejas, ameixas, abrunhos [ 111], melão e meloas casca de carvalho [ 112], e as variedades autóctones de castanha. São de referir, também, as castas autóctones de Vinho Verde. [ 113]

Qual é o distrito de Arouca?

Arouca é um município da Área Metropolitana do Porto, da Região do Norte e do distrito de Aveiro.

Qual é a origem do nome Tondela?

Desde há muitos anos (ou mesmo desde há séculos) se diz em Tondela que a origem do nome da cidade está numa lenda segundo a qual havia uma mulher que se postava no cimo de um monte para vigiar os movimentos dos mouros; ao avistar o perigo, tocava uma trompa e ao “tom dela”, juntava-se o povo para enfrentar o inimigo (Wikipedia).

Qual é a origem do nome Tondelinha?

Foi vila com foral manuelino de 14 de Julho de 1515, tendo a sua sede em Molelos, e, mais tarde, passou para Tondela. Por ironia, outro diminutivo ( -inha) este bem português, deu origem ao nome Tondelinha, da freguesia de Orgens, concelho de Viseu.

Quais são os patrimónios históricos da região de Tondela?

Testemunhos históricos como o Menir de Caparrosa, as pinturas de São Miguel do Outeiro, de Molelos e de Molelinhos, o castro de Nandufe ou o Dólmen da Lageosa constituem um património de grande interesse da região de Tondela.

Quais são as raças autóctones portuguesas?

Raças autóctones portuguesas: Raça Barrosã (Fonte da imagem: Gazeta Rural) Resultado da evolução de determinadas espécies animais, com a finalidade de se adaptarem aos meios onde vivem, as raças autóctones portuguesas são parte integrante do meio rural, onde têm um papel importantíssimo no equilíbrio dos ecossistemas.

Qual o papel das raças autóctones portuguesas no equilíbrio dos ecossistemas?

Resultado da evolução de determinadas espécies animais, com a finalidade de se adaptarem aos meios onde vivem, as raças autóctones portuguesas são parte integrante do meio rural, onde têm um papel importantíssimo no equilíbrio dos ecossistemas.

Quais são as características do território de Arouca?

O território de Arouca não possui qualquer elemento ou característica relevantes da região Centro de Portugal.

Qual é o distrito de Arouca?

Arouca é um município da Área Metropolitana do Porto, da Região do Norte e do distrito de Aveiro.

Onde fica Arouca em Portugal? Arouca foi fundada em 1513, tem 327 km² de área territorial e, no censo de 2011, estava com pouco mais de 22 mil habitantes residindo em suas 16 freguesias (atualmente são cerca de 24 mil). A sua sede é a vila de Arouca, localizada na União das Freguesias de Arouca e Burgo, no extremo nascente do Vale de Arouca.

Quais são os encantos da vila de Arouca?

Postagens relacionadas: