Russia ucrania ao minuto rtp

russia ucrania ao minuto rtp

O que está acontecendo com os crimes de guerra da Rússia em território ucraniano?

O Tribunal Penal Internacional vai abrir uma investigação sobre alegados crimes de guerra por parte da Rússia em território ucraniano. O período a ser investigado remonta à ocupação russa da Crimeia em 2014.

O que aconteceu com a Ucrânia?

O presidente dos Estados Unidos afirmou que a invasão da Ucrânia foi premeditada e não provocada. O grupo italiano Eni pretende vender a participação de 50% no gasoduto Blue Stream, que controla em parceria com a russa Gazprom, na sequência da invasão da Ucrânia, anunciou um porta-voz da empresa, citado pela AFP.

O que aconteceu com os soldados russos que lutam na Ucrânia?

O Ministro da Defesa ucraniano apelou diretamente aos soldados russos que lutam na Ucrânia para deporem as armas, garantindo-lhes amnistia total e compensação monetária. Por razões de segurança, os Estados Unidos expulsaram 12 diplomatas russos em território norte-americano.

Quais são os principais ataques nos arredores da capital ucraniana?

Vários relatos referem diferentes ataques nos arredores da capital ucraniana. O ministro da Defesa russo aconselhou à retirada de todos os civis da capital e avisou que Moscovo se prepara para atacar edifícios das polícias secretas ucranianas. A crescente tensão no Leste está a levar à multiplicação de sanções do Ocidente à Rússia.

Qual a relação entre a Ucrânia e o território russo?

Boa parte das cidades ucranianas têm o russo como idioma principal, por exemplo. A Ucrânia seguiu sendo território russo a partir de 1917, data da Revolução Russa e instauração da URSS. A península da Crimeia, localizada logo abaixo da Ucrânia, também era território soviético. A área é ponto de conflito entre russos e ucranianos historicamente.

Como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia?

A invasão é recente e é difícil saber exatamente como a população russa enxerga os últimos acontecimentos na Ucrânia. Mas desde que a tensão começou a escalar na região, a popularidade de Vladimir Putin cresceu na Rússia.

Qual é a origem do envolvimento da Rússia com a Ucrânia?

Boa parte das cidades ucranianas têm o russo como idioma principal, por exemplo. A Ucrânia seguiu sendo território russo a partir de 1917, data da Revolução Russa e instauração da URSS. A península da Crimeia, localizada logo abaixo da Ucrânia, também era território soviético.

O que aconteceu com o presidente russo na Ucrânia?

O presidente russo disse que estava intervindo como um ato de legítima defesa. Segundo ele, a Rússia não queria ocupar a Ucrânia, mas sim proteger a população local de um genocídio e desmilitarizar e desnazificar o país.

Como o Exército Russo atua na Ucrânia?

O exército russo atualmente concentra sua campanha no Leste e no Sul da Ucrânia, onde tem obtido conquistas, com o uso de artilharia pesada e avançando lentamente em locais-chave. Atualmente, as forças russas ocupam quase 20% do território ucraniano, segundo o presidente Volodymyr Zelensky.

O que aconteceu com a Ucrânia na Segunda Guerra Mundial?

Carregando... Após meses de tensões com potências ocidentais, a Rússia atacou a Ucrânia na quinta-feira (24), dando inicio à crise militar mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Entenda o que provocou o conflito e qual a situação até agora.

Qual a estratégia da Rússia para o território ucraniano?

Após mais de quatro meses, com ofensivas terrestres, marítimas e aéreas por boa parte do território ucraniano, a Rússia mudou de estratégia. O exército russo atualmente concentra sua campanha no Leste e no Sul da Ucrânia, onde tem obtido conquistas, com o uso de artilharia pesada e avançando lentamente em locais-chave.

Por que os alemães lutaram contra os soviéticos?

Os alemães lutaram contra os soviéticos pelo controle da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial. O presidente Volodomir Zelenski, contudo, é judeu e costuma se lembrar disso ao comentar as acusações russas.

Postagens relacionadas: