Ricardo reis poemas

ricardo reis poemas

Qual é a poesia de Ricardo Reis?

Quanto mede pesa Vive sem horas. Quanto mede pesa, E quanto pensas mede. Passar, como a outrem, cala. . Odes de Ricardo Reis. Fernando Pessoa. (Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (imp. 1994), p. 146. Amo-o também porque é. Amo o haver tudo e a mim. Que também, nada sabem. . Poemas de Ricardo Reis. Fernando Pessoa.

Quais são os poemas de reis?

Os poemas de Reis são odes (Poesia própria para canto), poemas líricos de tom alegre e entusiástico, cantados pelos gregos, ao som de cítaras ou flautas, em estrofes regulares e variáveis. É uma poesia neoclássica, pagã, povoada de alusões mitológicas.

Como é a vida de Ricardo Reis?

Para Ricardo Reis, a vida deve ser conduzida com calculismo e frieza, alheia a tudo o que possa perturbar. E como tudo o que é verdadeiramente humano é intenso e perturbante, Reis isola-se, numa espécie de gaiola dourada que o protege de qualquer envolvimento social, moral ou mesmo sentimental.

Quais são as principais obras de Ricardo Reis?

Não consentem os deuses mais que a vida. Não consentem os deuses mais que a vida. Perenes sem ter flores. E reflectindo um pouco. (Fonte: Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa. (Notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.)

Qual é a biografia de Ricardo Reis?

Ricardo Reis é um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa. O poeta português foi vários poetas ao mesmo tempo, além de Ricardo Reis, foi também Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares.

Qual era a formação de Ricardo Reis?

Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo . Na sua biografia não consta a sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro O Ano da Morte de Ricardo Reis, situando a morte de Reis em 1936.

Qual é a relação de Ricardo Reis com o fantasma de Fernando?

A relação com Lídia é a coisa mais real que acontece na vida de Ricardo Reis, seu caso platônico com Marcenda e as conversas fantásticas que o nosso protagonista tem com o fantasma de Fernando Pessoa, somem quando o real aparece no seu relacionamento com Lídia.

Postagens relacionadas: