A republica de platão

a republica de platão

Qual é a melhor forma de governo de Platão?

A melhor forma de governo, sugere Platão, é a aristocracia. Com isso ele quer dizer não a aristocracia hereditária ou a monarquia, mas uma aristocracia por mérito, ou seja, o governo exercido pelas pessoas melhores e mais sabias do Estado, que deveriam ser escolhidas não pelo voto dos cidadãos, mas por um processo de cooptação.

Qual é a cidade ideal de Platão?

A República de Platão: A cidade ideal e o conceito de justiça. A República de Platão: Platão (428-347 a.C) foi um dos principais discípulos de Sócrates e é considerado uma das mentes mais espetaculares da Grécia antiga.

Quem foi Platão e o que ele fez?

Platão é, portanto, um dos grandes criadores do pensamento ocidental. Uma de suas principais obras, A República, é uma das maiores influências da cultura ocidental, seja em seus aspectos políticos ou metafísicos. Nasceu por volta de 427 a.C, em uma família ateniense de renome.

Qual a importância de Platão para a sociedade?

São Paulo: Martins Fontes, 2014. A) superação de entraves dialógicos. B) organização de uma sociedade justa. C) formação de um saber enciclopédico. D) promoção da igualdade dos cidadãos. E) consolidação de uma democracia direta. Para Platão, a sociedade só será verdadeiramente justa quando os governantes forem filósofos.

Qual foi a importância da democracia para o governo de Platão?

Contudo, Platão não era assim um grande fã dela, afinal de contas foi a democracia que matou Sócrates e levou Atenas à guerra e à ruína. Segundo Platão, a prosperidade da Polis se pautava em sua capacidade de educar as pessoas para que essas aprendam virtudes e assim trabalhassem juntas na construção de um bem comum.

Quem foi Platão e o que ele fez?

Platão é, portanto, um dos grandes criadores do pensamento ocidental. Uma de suas principais obras, A República, é uma das maiores influências da cultura ocidental, seja em seus aspectos políticos ou metafísicos. Nasceu por volta de 427 a.C, em uma família ateniense de renome.

Quais são as principais obras de Platão?

Enfim, Platão é um mano muito atual. É possível notar em suas obras temas como a livre expressão, o bem comum, o feminismo e a fraternidade universal do homem. O Cara lá na Grécia Antiga discute desde o controle da natalidade e o amor livre até os padrões de moralidade e posse pública da riqueza.

Qual a importância da concepção política de Platão?

Para assegurar a continuidade da ordem, mesmo com a decadência na forma de governo, Platão recomenda o respeito à liberdade, dosada com a manutenção da autoridade “com justa medida”. A concepção política de Platão influenciou bastante a cultura ocidental.

Quem foi Platão e por que ele foi apelidado de Platão?

Ele foi apelidado de Platão por causa de suas costas e ombros largos. Nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 347 a.C. Sua família era politicamente influente na Grécia, pois eram descendentes de Sólon, um dos maiores legisladores que já existiu.

Quem é o filósofo Platão?

Platão chamava-se Arístocles. Nascido em Atenas, no ano de 428 a.C., e falecido em 348 a.C., o apelido Platão foi conferido ao filósofo em sua juventude por causa de seus atributos físicos, por ser um homem forte, de ombros largos (a palavra correspondente em grego, Platon, significa “omoplatas largas”, “costas largas”, “ombros grandes”).

Quais foram as principais ideias de Platão?

No período antropológico, iniciado a partir das ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado a sua teoria idealista e por ter deixado escrita a maioria dos textos conhecidos hoje sobre Sócrates.

Quem era o pai de Platão?

Platão era filho de uma família influente politicamente na Grécia (Platão era descendente de Sólon, um dos legisladores e estadistas de maior destaque da política ateniense). Por pertencer a uma família que possuía bens materiais, Platão pôde dedicar-se aos estudos de Filosofia.

Postagens relacionadas: