Barragens no alentejo

barragens no alentejo

O que são barragens e para que servem?

Fulcrais para o desenvolvimento do regadio e para o abastecimento das povoações, as barragens constituem lugares privilegiados para desfrutar da natureza, para a observação da flora e fauna ou para a prática de desportos aquáticos.

Quais são os concelhos do Alentejo?

Abrange 5 concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, e ainda os municípios raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno. O longo período que decorreu entre os primeiros estudos e a construção da barragem, cerca de 50 anos, tornaram o “Alqueva” quase um mito entre a população.

Quais são os melhores lugares para ir para a Barragem do Maranhão?

Conjunto da Barragem do Maranhão Para além das excelentes paisagens proporciadas pela barragem, existe um grande sossego na área. Espectacular! 3. Barragem de Odivelas Barragem com uma linda paisagem. Os serviços de apoio não são espantosos, mas vale a pena a visita.

Onde fica a barragem de Santa Clara-a-Velha?

Está situada no Rio Mira, em Odemira, a freguesia de Santa Clara-a-velha. A barragem que tomava antes o nome de Barragem Marcelo Caetano já foi também noutro tempo da história de Portugal a maior paragem do país.

Quais são as funções das barragens?

As barragens ou represas são estruturas artificiais construídas no leito de um rio ou canal com a função de acumular as águas para diversas funções, podendo abastecer uma região, produzir energia elétrica ou prevenir enchentes. Elas controlam o fluxo dos rios em caso de fortes chuvas que provoquem o alto nível de águas fluviais.

Quais são os benefícios da barragem?

A produção de energia hídrica é principalmente efetuada através de centrais hidroelétricas articuladas com barragens de grande ou média capacidade, que sustêm a água dos rios, constituindo um reservatório de água.

Qual a importância das barragens para a sociedade e para as comunidades?

É interessante saber a importância das barragens que formam reservatórios de água para a sociedade e para as comunidades no entorno dela. Elas são capazes de auxiliar a geração de energia e aumentar a disponibilidade hídrica local, fazer o amortecimento de cheias, evitando inundações, além de poderem contribuir para o lazer e a navegação.

Quais são as barragens mais antigas?

As barragens foram, desde o início da civilização, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia.

Como foi o fim de semana na Barragem do Maranhão?

Excelente fim de semana junto à Barragem do Maranhão. Temperatura elevada...37 graus, mas a água da barragem e das piscinas municipais com uma excelente qualidade. O por do sol é de cortar a respiração e a tranquilidade do local faz-nos carregar baterias para mais a semana de trabalho. A voltar sem dúvida.

Quais são os melhores lugares para conhecer o Maranhão?

Reserve estas experiências para conhecer mais sobre Maranhão. 1. Palácio dos Leões Ótimo para ver a arquitetura da sede do governo e apreciar a riqueza arquitetônica. 2. Teatro Arthur Azevedo Assistimos a uma peça excelente, o teatro é realmente muito belo, bem conservado e com uma arquitetura muito bonita,... 3.

Quais são as melhores atrações do Maranhão?

Maranhão: melhores atrações 1 Palácio dos Leões 2 Teatro Arthur Azevedo 3 Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 4 Igreja da Sé 5 Chapada das Mesas 6 Imperial Shopping 7 Portal da Chapada das Mesas 8 Lagoa Bonita e Lagoa Azul 9 Poço Azul 10 São Luis Shopping

Quais são os pontos turísticos mais famosos no Maranhão?

Então visite os Lençóis Maranhenses, um dos mais famosos pontos turísticos no Maranhão! Eles são muito visitado por turistas do mundo todo, atraídos pelas lagoas de água doce instaladas entre as dunas, que fascinam pela cor de suas águas azuis e verdes: uma cena real em um mundo de sonhos.

Postagens relacionadas: