O alentejano rio de mouro

o alentejano rio de mouro

Qual é a origem do Rio Mouro?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. O Mouro é um rio português que nasce em Lamas de Mouro, Melgaço, resultado da junção das três nascentes, todas nesta freguesia: uma em Cabeça do Pito, outra na Portela do Lagarto e a última na Trincheira.

Onde fica o restaurante o alentejano?

DINING Dec 20, 2020 No Concelho de Sintra, mais propriamente na Freguesia de Rio de Mouro e ainda mais preciso, na povoação de Serradas, situa-se o Restaurante O Alentejano e como o nome indica, o restaurante baseia-se na excelência da gastronomia Alentejana.

Quem é o dono do restaurante “o alentejano”?

Manuel Lopes, proprietário do restaurante “ O Alentejano ”, criou, perto de Sintra, um espaço simples, mas muito acolhedor para onde literalmente transporta os sabores da sua terra natal.

Quais são os municípios da região do Alentejo?

A Região do Alentejo ou simplesmente Alentejo, é uma das sete regiões NUTS II de Portugal. Os principais municípios nesta região são Évora, Elvas, Portalegre, Beja, Moura, Serpa, Sines e Santarém. É também uma das regiões da Europa, tal como a União Europeia tem para fins estatísticos, demográficos e geográficos.

Quais as principais características do Rio de Mouro?

Na primeira metade do século XX, Rio de Mouro caracterizava-se por uma freguesia rural, conhecida pelas suas frutas, vinhos e boas águas onde os Lisboetas vinham descansar. ↑ «Linhas portuguesas» (PDF).

Qual é a densidade populacional do município de Rio de Mouro?

Rio de Mouro é uma freguesia portuguesa do município de Sintra, com 16,43 km² de área e 47 311 habitantes e uma densidade populacional de 2 879,5 hab/km². Foi elevada a vila em 2 de Julho de 1993. Tem por orago Nossa Senhora de Belém . Encontra-se a 6 km da sede do concelho e a 15 km da cidade de Lisboa.

Qual o significado da palavra mouro?

Os mouros, no entanto, não constituem um povo, nem uma etnia e sim uma generalização que os cristãos europeus fizeram dos muçulmanos tanto africanos, como árabes. A palavra “mouro” vem do latim - mauro - e significa “escuro”. Os mouros chegaram à Península Ibérica (Espanha e Portugal) por volta do séc.

Qual a origem dos mouros?

Desenho de Christoph Weiditz (1529) Mouros, moiros, mauros, mauritanos ou sarracenos são considerados, originalmente, os povos oriundos do Norte de África, praticantes do Islão, nomeadamente Marrocos, Argélia, Mauritânia e Saara Ocidental, invasores da região da Península Ibérica, Sicília, Malta e parte de França, durante a Idade Média.

Postagens relacionadas: