Nistatina pomada

nistatina pomada

Quais são os benefícios da nistatina?

A nistatina age no combate a fungos sensíveis a este medicamento, como Candida albicans (monília ou sapinho) e outros. A nistatina liga-se à parede das células dos fungos sensíveis e a altera, causando a sua destruição. A nistatina não apresenta atividade contra bactérias, protozoários ou vírus.

Quais são os sintomas da pomada de nistatina com óxido de zinco?

Embora sejam raros, a pomada de nistatina com óxido de zinco pode causar reações alérgicas com sintomas como irritação local, coceira, vermelhidão ou sensação de queimação na pele, sendo recomendado interromper o uso e procurar ajuda médica.

Quais são os efeitos da nistatina para grávidas?

No entanto, Nistatina só deverá ser utilizada por grávidas sob orientação médica. No geral, o uso de Nistatina é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos indesejáveis como irritação, sensibilidade, prurido e sensação de queimação.

Quem tem alergia pode tomar nistatina?

A nistatina só está totalmente contraindicada para pessoas com alergia ao princípio ativo ou qualquer outra substância presente na fórmula. Para grávidas e lactantes, o remédio é classificado na categoria B, isto é, só pode ser utilizado sob prescrição médica. Não é necessário alteração da posologia ou do uso em idosos.

Como usar a nistatina durante o período menstrual?

As aplicações da Nistatina não deverão ser interrompidas durante o período menstrual. Nas reinfecções e nos casos de suspeita de foco de candidíase nas porções terminais do aparelho digestivo, o médico poderá recomendar o uso associado de nistatina de uso oral. O tempo de duração do seu tratamento deve estar de acordo com a orientação médica.

Qual a quantidade de nistatina para crianças e adultos?

A dose recomendada é de um aplicador cheio durante um período de 2 semanas (14 dias) de modo consecutivo. Ou seja, a aplicação de nistatina deve ser feita todos os dias durante o tratamento. O creme deve ser aplicado à noite, por via intravaginal. A suspensão oral pode ser utilizada por bebês, crianças e também adultos.

Se a dor causada pela lesão for muito intensa, são indicadas pomadas com anestésico. A nistatina pode agredir ainda mais a ferida. Leia mais Qual é o melhor tratamento para curar afta? Nistatina oral contém açúcar em sua composição, portanto, deve ser utilizado com cautela por pessoas diabéticas.

Como usar o óxido de zinco?

Quais são os efeitos colaterais da nistatina?

Os efeitos colaterais mais comuns da nistatina variam com a forma de uso, sendo que no caso da suspensão oral pode ocorrer vômito, náusea, diarréia ou dor abdominal. No caso dos óvulos vaginais, creme vaginal ou pomada dermatológica pode ocorrer coceira, irritação local ou sensação de queimação na pele.

Quais são os efeitos dos supositórios com nistatina na gravidez?

Supositórios com nistatina têm apenas um efeito local pronunciado, não são absorvidos na circulação sistêmica. Isso nos permite assumir que os supositórios com nistatina podem ser usados na gravidez. Supositórios com nistatina são usados por via vaginal ou retal. Antes de tomar o banheiro, você deve segurar os órgãos genitais.

Qual a intensidade dos efeitos colaterais na gravidez?

A intensidade dos efeitos vão ser proporcionais à quantidade de substância que a gestante consumiu durante a gravidez. Quanto maior o uso, maiores são as chances de dar mais efeitos, e mais graves eles são.

Qual é o mecanismo de ação dos supositórios com nistatina?

O mecanismo de ação dos supositórios com nistatina é a destruição da membrana celular do fungo. Isto é devido ao fato de que a molécula de nistatina tem muitas substâncias que são semelhantes à bola de substâncias na membrana do fungo, e a nistatina é incorporada à sua membrana, interrompendo assim o trabalho das bombas celulares.

Postagens relacionadas: