Ordem dos assistentes sociais

ordem dos assistentes sociais

Qual a importância da criação da Ordem dos assistente sociais?

O que resulta da criação da Ordem dos Assistentes Sociais é, simplesmente, a transformação deste campo de atividade, rico e pluridisciplinar, que convoca e necessita do contributo e do conhecimento de vários profissionais, numa reserva abusivamente monopolizada pelos licenciados em serviço social.

Por que a Ordem dos assistentes sociais é objeto de avaliação da sua conformidade?

Quando passar de intenção a lei, a Ordem dos assistentes Sociais será objeto de avaliação da sua conformidade, tal como as demais Ordens. Porque, tal como afirmado na Convenção por personalidades sabedoras em matéria constitucional “não cabe ao poder executivo aplicar meras intenções legais ou usá-las como expediente para justificar a sua inação”.

Como trabalham os assistentes sociais?

Os/as assistentes sociais trabalham em várias áreas setoriais, inserindo-se em equipas multiprofissionais numa relação pautada pelos princípios da multidisciplinariedade e da interdisciplinaridade, que contrariam as ideias de fechamento ou de monopólio, contrariamente ao sugerido no citado artigo.

Como é a profissão de assistente social?

Isto implica que os assistentes sociais actuem em vários contextos: administração central e regional, autarquias locais, empresas, IPSS e todo o sector da economia social, e em áreas de intervenção, como educação, saúde, trabalho, segurança social, cultura, ambiente e reabilitação.

Quais são os benefícios da ordem para os assistentes sociais?

Dessa forma, a Ordem tem o potencial de manter os padrões da prática, garantir uma forte identidade profissional e fornecer aos cidadãos com quem os assistentes sociais trabalham algumas proteções contra práticas antiéticas.

Qual o papel dos assistentes sociais na sociedade?

Os assistentes sociais desempenham assim um papel crucial na sociedade, na definição, execução e avaliação das várias políticas sociais e podem também forçar questões na agenda política, tendo em vista a transformação social.

Quais são os objetivos da Ordem de assistente social?

Portanto, a Ordem tem por objetivo maior proteger o título e os cidadãos, aumentar a qualidade das funções de assistente social e garantir os padrões mínimos de qualidade ao nivel da formação e prática profissional. A Ordem será, assim, um elemento unificador para o fortalecimento e proteção da formação e exercício da profissão.

Qual a importância do assistente social?

Com o objetivo de promover mudanças societárias e o acesso a bens e serviços, o assistente social a partir de um diálogo crítico, trabalha para a articulação dos recursos sociais, comunitários, familiares e individuais para a promoção e reabilitação do paciente e retorno ao seu contexto social.

Como os assistentes sociais desempenham seu trabalho?

Para desempenhar seu trabalho, os assistentes sociais precisam compreender as necessidades da população através da realização de estudos e pesquisas socioeconômicas sobre a realidade vivida por indivíduos e grupos da sociedade. Para a partir disto, propor ao governo medidas e políticas sociais que visam melhorar as condições de vida da população.

Por que os assistentes sociais são tão importantes?

Os assistentes sociais trabalham diretamente com pessoas, portanto, saber lidar com diferentes indivíduos e comunidades é imprescindível para esta profissão. Afinal, muitas vezes, esses profissionais precisam conversar com as pessoas para identificar os problemas e encontrar soluções.

Como atua um assistente social?

Como atua um Assistente social? O assistente social tem como responsabilidade implantar projetos nas áreas de saúde, alimentação e educação e apresentar soluções na melhoria da vida de crianças, jovens, adultos e idosos. O profissional, principalmente o que acaba de se formar, pode encontrar muitas vagas em prefeituras.

Por que os assistentes sociais trabalham no setor público?

A maioria dos assistentes sociais trabalham no setor público, até porque o serviço social é um direito de todos os cidadãos. No entanto, é possível trabalhar, como já vimos, no setor privado e em organizações não governamentais. Então vejamos em detalhe. As vagas no setor público são muito diversas, podendo trabalhar, por exemplo, em:

Como atua um Assistente social? O assistente social tem como responsabilidade implantar projetos nas áreas de saúde, alimentação e educação e apresentar soluções na melhoria da vida de crianças, jovens, adultos e idosos. O profissional, principalmente o que acaba de se formar, pode encontrar muitas vagas em prefeituras.

Como faço para ser um assistente social do serviço público?

Postagens relacionadas: