Ferritina valores de referência

ferritina valores de referência

Qual o valor da ferritina?

Qual é o nível normal de ferritina no exame de sangue? Dra. Nicole Geovana. Medicina de Família e Comunidade. O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Como é feito o exame de ferritina?

O exame de ferritina é principalmente indicado pelo médico para avaliar os níveis de ferro no organismo e, por isso, costuma ser indicada a sua dosagem juntamente com a dosagem de ferro sérico, transferrina, em alguns casos, e com a realização do hemograma.

Onde ocorre a produção de ferritina?

Sua produção ocorre no fígado e também pode ser encontrada na medula óssea, no baço e nos músculos esqueléticos. A pequena quantidade de ferritina liberada no sangue reflete a quantidade total de ferro armazenado no corpo.

Quais são os sintomas de ferritina baixa?

Sintomas de ferritina baixa: Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

Qual a função da ferritina?

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado responsável pelo armazenamento do ferro no organismo, que é fundamental para a formação da hemoglobina e das hemácias.

Qual é o valor de referência da ferritina?

O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa. A ferritina é uma proteína responsável pelo armazenamento do ferro dentro das células do nosso organismo.

Qual a ferritina ideal para o exame de sangue?

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro.

Quais são os sintomas de ferritina alta?

Os sintomas de ferritina alta podem indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos, também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a: 1 Anemia hemolítica; 2 Anemia megaloblástica; 3 Doença hepática alcoólica; 4 Linfoma de Hodgkin; 5 Infarto do miocárdio em homens; 6 Leucemia; 7 Hemocromatose;

Qual a função da ferritina?

A ferritina circulante reflete diretamente o nível de ferro estocado no organismo, sendo um dos parâmetros mais importantes para diagnóstico diferencial da anemia ferropriva, detecção do excesso de ferro e avaliação do estado férrico.

Quais são as causas da ferritina alta?

1) Ferritina alta (entre 300 e 1000) na maioria dos casos não indica excesso de ferro; 2) Existe uma doença chamada Hemocromatose que causa sobrecarga do metal; 3) Diversas doenças elevam a ferritina: gripes, resfriados, hepatites, tumores e inflamações em geral;

Qual é a importância da Ferritina no armazenamento de Ferro?

A ferritina é uma proteína de estocagem que sequestra o ferro e pode transformar o ferro bivalente em ferro trivalente ativo. A ferritina, uma proteína da maior importância no armazenamento de ferro, normalmente aparece em pequenas quantidades no soro.

Como é feito o exame de ferritina?

O exame de ferritina é principalmente indicado pelo médico para avaliar os níveis de ferro no organismo e, por isso, costuma ser indicada a sua dosagem juntamente com a dosagem de ferro sérico, transferrina, em alguns casos, e com a realização do hemograma.

Postagens relacionadas: