Af guarda

af guarda

Qual é a origem da Guarda?

Existe mesmo na localidade de Vale de Estrela (a 6 km da cidade da Guarda) um padrão que marca o ponto triplo onde as três bacias hidrográficas se encontram. Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos.

Como surgiu a Associação de futebol da Guarda?

No decorrer do ano de 1946, surge a primeira competição organizada pela Associação de Futebol da Guarda, denominada Taça Iniciação a qual concorreram nove equipas. Participaram na prova os seguintes clubes:

Por que a Guarda é um dever e um direito dos pais?

SILVIO RODRIGUES nos ensina que “a guarda é tanto um dever como um direito dos pais: dever pois cabe aos pais criarem e guardarem o filho, sob pena de abandono; direito no sentido de ser indispensável a guarda para que possa ser exercida a vigilância, eis que o genitor é civilmente responsável pelos atos do filho” 1.

Como funciona a guarda dos filhos?

Cabendo ao outro genitor somente o direito de visitas. Guarda compartilhada: funciona em uma situação de igualdade, pois os pais serão igualmente responsáveis por tomar as decisões sobre a vida da criança. É a mais adotada atualmente.

Qual a origem do nome guarda?

Já o nome de Guarda terá sido uma derivação de um castro sobranceiro ao Rio Mondego, o Castro de Tintinolho. Após o período romano seguiram-se períodos de ocupação por parte dos visigodos, mais tarde pelo reino das Astúrias e também pela civilização islâmica.

Quais são as principais características da cidade da Guarda?

Guarda é uma freguesia portuguesa do município de Guarda, com 37,66 km² de área e 26 565 habitantes ( 2011 ). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de São Vicente, Sé e São Miguel da Guarda :

Quais foram as principais funções da Guarda?

A Guarda foi realizando as suas funções de polícia da cidade de Lisboa e arredores com competência e bons resultados. Em finais de 1807, com a partida da família real e da corte para o Brasil, devido à primeira invasão francesa, manteve-se em serviço, não tendo embarcado.

Qual é a origem do distrito da Guarda?

A sede do distrito é a cidade com o mesmo nome . A Guarda é o único caso de um distrito português com um exclave, devido ao encravamento da freguesia de Guilheiro (concelho de Trancoso) entre os concelhos de Sernancelhe e Penedono (ambos do distrito de Viseu ). O distrito da Guarda subdivide-se nos seguintes catorze municípios :

Quais são os direitos e deveres da Guarda?

2. DEFINIÇÃO DE GUARDA Guarda é o conjunto de direitos e deveres (responsabilidade), que ambos os pais, ou um deles, exercem em favor dos filhos. Direitos e deveres legais, ou seja, decorre de normas, objetivando a proteção, o provimento e garantia das necessidades de desenvolvimento daquela pessoa colocada sob a responsabilidade do guardião.

Qual é a importância da Guarda para os filhos?

VISITA: aperfeiçoamento do vínculo afetivo. Apontamentos legais. O presente artigo apresenta a importância da continuidade da convivência familiar dos genitores com os filhos ou filhas. A implementação de um ambiente sadio de visitação, agregador de valores, e sempre amigável, enfatizando o interesse do menor. GUARDA: DEFINIÇÃO E TIPOS DE GUARDA.

Quanto tempo dura a guarda compartilhada?

A lei não faz qualquer distinção. As mães terão direito à licença de 120 a 180 dias e os pais de 5 a 20 dias. Como funciona a guarda compartilhada? A guarda compartilhada é a gestão conjunta da vida da criança.

Como surgiu a guarda compartilhada?

ORIGEM DA GUARDA COMPARTILHADA A guarda compartilhada surgiu na década de 60, na Inglaterra. Expandiu-se pela Europa, iniciou na França até chegar ao Canadá e ao Estados Unidos. Posteriormente ganhou espaço na América Latina. No Brasil a noção de guarda compartilhada ou a possibilidade desta, surgiu com a Lei nº 6.515/77 que instituiu o divórcio.

Postagens relacionadas: