Dia 10 de junho

dia 10 de junho

O que se comemora no dia 10 de junho?

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas.

Qual é o feriado do 10 de junho?

O 10 de Junho é estipulado como feriado, na sequência dos trabalhos legislativos após a implantação da República a 5 de Outubro de 1910. No decorrer desses trabalhos legislativos, foi publicado um decreto a 12 de Outubro, que definia os feriados nacionais.

Por que o dia de Portugal se celebra a 10 de junho?

Porque razão o dia de Portugal se celebra a 10 de junho? No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas.

Por que 10 de junho é a data da língua portuguesa?

Existe ainda uma outra data que celebra a língua portuguesa que é 10 de junho, comemorada em Portugal, e a escolha da data é uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, autor do livro Os Lusíadas.

Quando é o dia 10 de junho?

10 de junho é o 161.º dia do ano no calendário gregoriano (162.º em anos bissextos ). Faltam 204 para acabar o ano. 1918: Imagens do SMS Szent István afundando.

Qual o significado do feriado de 10 de junho?

Luís Vaz de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal.

Por que o mês de junho é tão importante?

A data foi criada no final da década de 40 por um publicitário que tinha como missão melhorar as vendas no mês de junho. Apesar do caráter comercial, a data deve ser celebrada com um momento especial, em que as pessoas agradecem o companheirismo e o afeto do seu par.

Por que 10 de junho é a data da língua portuguesa?

Existe ainda uma outra data que celebra a língua portuguesa que é 10 de junho, comemorada em Portugal, e a escolha da data é uma homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões, autor do livro Os Lusíadas.

O que acontece no dia 10 de junho em Portugal?

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, e do programa do Dia de Portugal fazem parte várias atividades, como desfiles e demonstrações militares, por exemplo.

Por que se celebra o dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas no dia 10 de junho?

Mas Portugal é um exemplo invulgar: o dia escolhido está ligado à vida daquele que foi o maior poeta português, Luís Vaz de Camões. O 10 de junho tornou-se feriado após a implantação da República, a 5 de outubro de 1910.

Qual a importância do dia de Portugal?

Durante o Estado Novo e até à Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974, este dia era celebrado como o “Dia da Raça Portuguesa”. Após a revolução do 25 de abril a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Qual a importância do dia 10 de junho para a Sociedade Portuguesa?

Todos os anos esta cerimónia decorre numa cidade diferente. O dia 10 de Junho nem sempre foi conhecido como na atualidade. Este dia já foi celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou o portugueses, isto aconteceu durante o ano de 1933 e 1974, entre o regime da Ditadura do Estado Novo até à Revolução dos Cravos em 25 de Abril.

Postagens relacionadas: