Últimas notícias ucrânia rtp

últimas notícias ucrânia rtp

Quais são as proteções temporárias da Ucrânia desde o início da guerra?

Segundo a última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, Portugal concedeu 44.968 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 27.765 dos quais a mulheres e 17.203 homens.

Por que as tropas ucranianas recuaram para o terreno mais favorável?

As tropas ucranianas recuaram para terreno mais favorável na cidade vizinha de Lyssychanks, onde têm ocorrido combates rua a rua. A maioria dos civis da área conseguiu fugir em comboios de evacuação. O presidente ucraniano promete recuperar todas as cidades ucranianas perdidas para o exército russo no leste do país

Qual é a tarefa que a Ucrânia tem para recuperar da destruição do exército russo?

O presidente Volodymyr Zelensky deverá destacar esta segunda-feira a colossal tarefa que a Ucrânia tem para recuperar da destruição do exército russo, numa conferência de dois dias na Suíça para delinear a futura reconstrução. A tarefa é realmente colossal, apontou ontem o presidente ucraniano.

Por que a reconstrução da Ucrânia deve ser um país melhor do que aquele que existia antes da?

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, considerou que a reconstrução da Ucrânia deve resultar num país melhor do que aquele que existia antes da guerra lançada pela Rússia em 24 de fevereiro. “Sabemos que a sua luta [dos ucranianos] é também a nossa luta e é por isso que estamos a ajudar a Ucrânia a vencer esta guerra.

Quantos estabelecimentos de ensino ucranianos foram destruídos pela guerra?

Estimativas do governo ucraniano apontam para 1.200 estabelecimentos de ensino do país destruídos pela guerra, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. As autoridades turcas detiveram um navio de carga russo na costa do Mar Negro, que a Ucrânia afirma transportar grãos de cereais ucranianos roubados, conta a Reuters.

Quanto é necessário para reconstruir as infraestruturas da Ucrânia?

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse em Lugano, na Suíça, que são precisos mais de 100 mil milhões de dólares para reconstruir as infraestruturas que foram danificadas até ao momento pela guerra na Ucrânia.

Por que a Ucrânia está em conversações com a Turquia e as Nações Unidas?

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou hoje que a Ucrânia encontra-se em conversações com a Turquia e a Organização das Nações Unidas para garantir a segurança da exportação de cereais dos portos ucranianos. O discurso de Volodymyr Zelensky de hoje ficou marcado pela correção do tema da cimeira em Lugano.

Qual a diferença entre o exército russo e a Ucrânia?

O Exército da Ucrânia é respeitável, mas é numericamente inferior às Forças Armadas russas. Moscou tem cerca de quatro vezes mais militares na ativa e duas vezes mais tanques que Kiev.

Qual a relação entre a Ucrânia e o território russo?

Boa parte das cidades ucranianas têm o russo como idioma principal, por exemplo. A Ucrânia seguiu sendo território russo a partir de 1917, data da Revolução Russa e instauração da URSS. A península da Crimeia, localizada logo abaixo da Ucrânia, também era território soviético. A área é ponto de conflito entre russos e ucranianos historicamente.

Por que o exército ucraniano não está pronto para o combate?

Mas, na realidade, o exército ucraniano está disperso, não está pronto para o combate e tem muitos dos seus equipamentos armazenados em depósitos. Além disso, dadas as divisões internas na Ucrânia, não é garantida a lealdade de partes do exército do país ao novo governo interino em Kiev.

Por que a defesa da Ucrânia é tão difícil para quem está na defesa?

Ben Barry, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) e ex-brigadeiro do exército britânico, diz que é uma posição muito difícil para quem está na defesa. Além disso, a Ucrânia está sendo ameaçada em várias direções e suas forças estão distribuídas de maneira muito escassa, afirma Jack Watling, do RUSI.

Postagens relacionadas: