Valeriana

valeriana

Qual é a origem da Valeriana?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Valeriana L. é nome de um gênero de plantas herbáceas perenes da família das valerianáceas, nativas da Europa e do norte da Ásia — porém amplamente distribuídas pelo planeta, portanto encontradas também nas Américas. Inclui mais de 200 espécies.

Quem não pode tomar Valeriana?

Além disso, a valeriana também não deve ser usada por pessoas que utilizam remédios para ansiedade, depressão ou que tomam analgésicos como codeína, morfina ou tramadol, relaxantes musculares como a ciclobenzaprina, ou anticonvulsivantes como fenobarbital ou pentobarbital, por exemplo.

Qual o tempo de efeito da Valeriana?

Por ser um fitoterápico restrito à prescrição médica, segundo o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira (2016), a valeriana só deve ser consumida com a orientação de um profissional. O efeito terapêutico dela acontece de forma gradual, o tempo de utilização recomendado é de 2 a 4 semanas, segundo a especialista.

Quanto tempo dura o tratamento de Valeriana officinalis?

Uso Homeopatia de Valeriana officinalis há cerca de 10 anos, em intervalos. É excelente, e conforme os médicos homeopatas, é necessário seguir algumas indicações para que esse tipo de tratamento promova o efeito desejado. Não demora nem um pouco para sentir os excelentes resultados!

O que é a valeriana e para que serve?

A Valeriana é uma planta utilizada há décadas. Porém, apenas recentemente conquistou espaço e respeito entre os cientistas. Após estudos, foi comprovada a sua eficácia no combate à insônia, sendo, hoje, muito utilizada como medicamento fitoterápico.

Quais são as flores da Valeriana?

Valeriana (Valeriana officinalis, Caprifoliaceae) é uma planta perene com flor, com racemos de flores brancas ou rosadas com odor doce que florescem nos meses de verão. O gênero Valeriana é o que possui mais variedades na família, encontra-se amplamente distribuído nas zonas temperadas do hemisfério norte, África e América do Sul

Qual é o aroma da Valeriana?

A Valeriana é uma planta que possui um aroma muito forte e desagradável ao nosso olfato. Vale lembrar que a parte utilizada para a fabricação do medicamento é a raiz.

Qual a importância da valeriana para a saúde?

A valeriana deve ser usada sempre com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais, já que quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça, dor de estômago e até irritabilidade, além de não ser recomendada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 1 comprimido, administrado 2 vezes por dia, ou de 2 comprimidos administrados antes do deitar. Crianças com menos de 12 anos: a dose recomendada deve ser indicada pelo médico, sendo geralmente recomendada a administração de 1 comprimido por dia. Pode tomar valeriana de manhã?

Quais são os efeitos da Valeriana?

Quais são os efeitos da Valeriana?

Durante o tratamento com a valeriana, devido aos seus efeitos sedativos e tranquilizantes, deve-se ter precaução e evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas. Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tontura, e por isso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Como a valeriana age no organismo?

Como valeriana age no organismo? Os ácidos valerênico e isovalérico presentes na valeriana aumentam a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, que age aumentando a sensação de relaxamento do corpo e diminuindo os sintomas de ansiedade e estresse como agitação, nervosismo, cansaço mental ou dificuldade de concentração.

Quais são os efeitos da Valeriana antes de uma cirurgia?

Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tontura, e por isso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas. O uso da valeriana deve ser interrompido 2 semanas antes de qualquer cirurgia, pois tem efeito de sedação no cérebro e pode interferir na ação dos anestésicos.

Como tomar Valeriana todos os dias?

Pode tomar valeriana todos os dias? As cápsulas de valeriana devem ser tomadas por via oral, sem partir, sem mastigar e tomadas com 1 copo de água. As doses de valeriana em cápsulas variam de acordo com a indicação, e incluem: Insônia: a dose recomendada é de 1 cápsula de 450 mg, 1 vez ao dia, de preferência 30 minutos antes de deitar.

Postagens relacionadas: