Num automóvel os amortecedores

num automóvel os amortecedores

Qual a importância dos amortecedores para o carro?

Os amortecedores são peças que garantem a estabilidade do carro e permitem o conforto dos passageiros, já que controlam o contato com o solo. O mau funcionamento dos amortecedores, além de causar desconforto, coloca em risco a direção do carro. É importante saber avaliar o estado deles, porque o desgaste é paulatino e o motorista se acostuma.

Quando trocar os amortecedores do carro?

Amortecedores velhos, mal regulados ou inapropriados podem causar sérios danos à suspensão e a estrutura do carro como um todo, além de tornar sua viagem menos confortável e segura. Verifique os amortecedores do seu veículo a cada 10 mil km rodados. A troca deve ser feita a cada 40 mil km.

Como funciona o amortecedor?

O amortecedor é composto por um cilindro repleto de óleo (ou de óleo e gás), no qual um êmbolo com uma série de orifícios percorre o seu interior num sentido, sendo travado pela resistência do óleo ao passar pelos orifícios.

Quais são os amortecedores mono tubo?

Estes são amortecedores de gás de alta pressão com apenas um tubo, o tubo de pressão. No interior do tubo de pressão, existem dois êmbolos: um êmbolo que divide e um pistão de trabalho. O êmbolo de trabalho e a haste são muito semelhantes ao design do amortecedor de tubo duplo.

Como funciona o amortecedor?

O amortecedor funciona em conformidade com o princípio da hidráulica em que o fluido é transportado de uma câmara a outra. Em geral, no espaço vazio gás nitrogênio é injetado no sistema pressurizado. É necessário que o fluido passe pelas válvulas que controlam a passagem do fluido hidráulico de acordo com a pressão recebida mecanicamente.

Por que o amortecedor abre ou fecha o fluido hidráulico?

Assim, sempre que o amortecedor abre ou fecha o fluido hidráulico é forçado a passar pelas válvulas impedindo que o carro salte com a ação de retorno das molas. Desse modo, o amortecedor não garante apenas a segurança, como também o conforto de todos os ocupantes do veículo.

Por que os impactos não são amortecidos?

Contudo, quando os impactos não são amortecidos costuma ser fácil para os ocupantes do veículo perceberem que a peça não está trabalhando adequadamente, especialmente porque costuma ser bastante incômodo e, ainda, acompanhar um barulho de batida “seca”.

Quais são as funções dos amortecedores?

Os amortecedores no mercado atual são encontrados em dois tipos: hidráulicos ou pressurizados. O amortecedor hidráulico (convencional) trabalha com um pistão que se locomove dentro de um tubo contendo óleo. Válvulas reguladoras e canais de passagem controlam o fluxo de óleo em ambos os sentidos.

Como são fixados os amortecedores?

Cilindro. Os amortecedores são fixados em dois pontos, na carroceria, pela sua extremidade superior e na manga de eixo, pela sua extremidade inferior. Assim como outros diversos componentes, sua fixação não pode ser 100% rígida, deve haver um determinado nível de elasticidade.

Como funciona o amortecedor de ação simples?

Por esta razão, é um tipo de amortecedor muito aplicado na suspensão traseira de carros de baixo custo. O amortecedor de ação simples é composto, internamente, por um cilindro, que é dividido por pistão, este é ligado a uma haste conectada a capa externa do amortecedor.

Como saber se os amortecedores estão bons?

Verificar se os amortecedores estão bons não se trata apenas de verificar a firmeza dos amortecedores, pois alguns automóveis, em particular os mais desportivos, possuem amortecedores com cargas maiores, tornando a suspensão mais firme, a fim de proporcionar maior estabilidade.

Postagens relacionadas: