Romantismo

romantismo

Qual a diferença entre Romantismo e romantismo?

O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo. O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular.

Qual a importância do Romantismo no Brasil?

Resumo. O Romantismo foi o estilo de arte de meados dos séculos XVIII e XIX. Em geral, as obras românticas trazem marcas da ascensão dos valores da burguesia, que, na época, superava o absolutismo. O movimento romântico tinha representações em diversos países, e, para compreender melhor o Romantismo no Brasil, é interessante conhecer, ao menos, ...

Como surgiu o romantismo na literatura?

O romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato aristocrático pelo editor, precisando assim cativar um público leitor. Esse público estará entre os pequenos burgueses, que não estavam ligados aos valores literários clássicos e, por isso, apreciariam mais a emoção do que a sutileza das formas do período anterior.

Qual foi a segunda fase do romantismo?

Segunda fase do romantismo (1853 a 1869) Diferente da primeira fase, focada na busca de uma identidade nacional, a segunda geração romântica, chamada de ultrarromântica ou de mal do século, foi marcada pelo egocentrismo e o negativismo.

Como surgiu o romantismo?

Da Alemanha, o movimento se espalha pela Inglaterra e França, alcançando toda a Europa. A estética romântica é burguesa por excelência. Seu contexto histórico nos remete à Revolução Francesa que levou a burguesia ao poder.

Quais são as principais obras e autores do romantismo?

José de Alencar (1829-1877) - Obras: O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874). Diferente da primeira fase, focada na busca de uma identidade nacional, a segunda geração romântica, chamada de ultrarromântica ou de mal do século, foi marcada pelo egocentrismo e o negativismo.

Quando surgiu a literatura romântica?

Aos 25 anos, publicou seu primeiro romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, marco inicial do Romantismo, alçando seu nome internacionalmente. É a figura mais importante do Romantismo alemão. Além disso, fez parte do movimento Sturm und Drang. Fausto (1808). Conhecido apenas como Lord Byron, nasceu em 1788, em Londres, Inglaterra.

Quais foram os principais elementos históricos que influenciaram o romantismo?

Entre os principais elementos históricos que influenciaram o Romantismo, a ascensão da classe burguesa na Europa foi a mais proeminente. Juntamente com a Revolução Industrial (1760-1820) e a Revolução Francesa (1789), os valores burgueses moldaram uma nova forma de ver o mundo, com a classe tornando-se um amplo público leitor.

Postagens relacionadas: